terça-feira, 11 de novembro de 2008

Histórias populares de Silvio Romero

O macaco e coelho

O macaco e o coelho escolhem onde morar
Um dia, o macaco e o coelho combinaram que o macaco ia matar as borboletas, e o coelho mataria as cobras.
O coelho pegou no sono, veio o macaco e puxou as orelhas dele, pensando que eram borboletas.
Para vingar-se, quando o macaco estava distraído, o coelho deu uma paulada no rabo do macaco e fingiu que estava pensando que era uma cobra.
O macaco saiu correndo e foi viver para sempre no topo das árvores. O coelho, por sua vez, arranjou uma toca debaixo das folhas para morar.

O macaco e o boneco de cera

Uma velha tinha uma bananeira. O macaco comeu as bananas maduras e jogou as verdes para a velha. Ela fez um boneco de cera e deixou no quintal. O macaco pediu:
— Boneco, me dê uma banana, senão eu lhe bato. O boneco, nada. O macaco deu um tapa no boneco e ficou com a mão presa na cera.
Aí a velha agarrou o macaco, picou, cozinhou e comeu. Ficou com dor de barriga. Foi fazer cocô, e nasceu um monte de macaquinhos. Eles saíram pulando e gritando:— Eu vi o fiofó da velha! Eu vi o fiofó da velha!

O macaco é tão safado que engana até a onça
A onça vivia tentando caçar o macaco, e ele fugia. Certo dia, quando os rios e as fontes da Terra secaram, a onça foi esperar o macaco na lagoa que restou.
O macaco encontrou um viajante com umas cabaças de mel. Então, lambuzou-se de mel, cobriu-se de folhas e sempre escapava da onça. Os animais achavam que tinha aparecido um bicho novo e apelidaram o macaco de ``Amiga Folhagem''.
O macaco usou muitas vezes seu disfarce para ir beber água sossegado.

Nenhum comentário: